top of page

Juntos, estamos criando um evento extraordinário que celebra a diversidade, a criatividade e a paixão pela culinária brasileira.

Agradecemos imensamente a todos os nossos patrocinadores por seu apoio inestimável.

Bom apetite e boa sorte a todos!

O Curso de Gastronomia vai muito além de ensinar as mais renomadas técnicas de preparo e manuseio dos alimentos. Nossa missão é formar profissionais conscientes e críticos, que estejam preparados para os desafios que a profissão traz. Durante o curso, você conhecerá técnicas gastronômicas de diversos lugares do mundo com chefs renomados do mercado, entenderá questões importantes ligadas à sustentabilidade e à segurança dos alimentos e aprenderá sobre gestão e marketing para empreendimentos gastronômicos. Nosso curso de Gastronomia prepara profissionais completos e qualificados, que possuem conhecimento técnico, dominam o preparo de alimentos, identificam tendências e podem administrar os seus negócios, sempre com ética profissional e responsabilidade social.

Memórias baseadas em relatos dos meus pais, dos meus tios e dos meus primos, além do livro As Minhas Memórias, de Francisco José Calejo Pires (primo direito da minha avó Marquinhas), que contém memórias de sua infância, de sua juventude e de sua vida profissional, cedido com muito carinho pela minha prima Filipa, a quem muito tenho a agradecer.

A apanha da azeitona na Roca durava aproximadamente dois meses, começava em dezembro, e o rancho de azeitoneiros e azeitoneiras era sempre da aldeia Vilar do Rei. Os trabalhos começavam sempre muito cedo. Às seis horas, já estavam em pé no local onde era servido o almoço, partindo em seguida para os olivais, por toda encosta da margem esquerda do rio Sabor. ​

Grandes fogueiras eram feitas onde os homens e mulheres se aqueciam. As mulheres usavam manguitos, espécies de luvas sem as pontas dos dedos, para facilitar a apanha das azeitonas derrubadas das oliveiras pelos homens com a ajuda de enormes varas.

Por volta do meio-dia, comia-se a merenda, quase sempre alheiras assadas na fogueira. E tudo continuava assim até ao anoitecer, quando regressavam para casa, ceavam e faziam bailaricos, já que os azeitoneiros tinham uma casa só para eles, onde comiam, dormiam e faziam tais festas.

Uma história de 70 anos marcada pela inovação e reconhecimento nacional de um trabalho em busca da excelência.

A marca da panificação tem nome: Motasa. O Moinho Taquariense foi construído em 1953 por Heinz Friedrich Elter na cidade de Taquari. A Motasa pauta sua trajetória na dedicação e empenho de seus colaboradores para alcançar a constante satisfação de seus clientes e o controle rígido para obter produtos de alta qualidade.

Os altos investimentos feitos pela empresa demonstram um compromisso pela qualificação de produtos, serviços e processos. A inovação e aperfeiçoamento contínuo são as marcas do trabalho desempenhado ao longo dos anos.

Venha experimentar o melhor da culinária italiana no Da Girardo Restaurante, localizada na região da Aclimação. Nossas massas frescas são produzidas aqui mesmo, com ingredientes de qualidade e harmonizadas com molhos selecionados e as nossas sobremesas são a finalização perfeita para uma refeição deliciosa. Trabalhamos no formato A La Carte, onde nossos clientes podem escolher a composição de sua refeição mais interessante e versátil. A partir de fevereiro 2024, reinauguramos com maior espaço entre as mesas, espaço adicional estilo bistrô, Ar Condicionado e novas opções de cardápio. Também estamos atendendo a Eventos Corporativos e Happy Hour sob Reserva, consulte o formato de nossos serviços e traga seu evento para cá.

Desde muito cedo sempre estive envolvido no mundo das panelas, porque os sabores e curiosidades sempre me intrigavam, a saber mais e mais. Como todos, tinha vários sonhos e caminhos que pretendia seguir, mas foi a partir dessa imersão nessa curiosidade que realmente acredito ter achado um caminho alegre, saboroso, desafiador, mas principalmente repleto de realizações.

Gastronomia é a arte de fazer do alimento uma forma de expressão, prazer e veiculo de satisfação para o ato de comer, para isso é necessário, não imprescindível, um bom gastrônomo/cozinheiro para executar com amor, dedicação, preocupação com o bom, limpo e justo, para atender bem aos comensais públicos, particulares e familiares.

bottom of page